Elaboração, revisão e validação do Manual de Boas Práticas e Procedimento Operacionais Padronizados.

 

          O consumo de alimentos seguros, livres de contaminações químicas, físicas e microbiológicas, é uma preocupação da população mundial – inclusive nessa época pós COVID - e é também imprescindível para a manutenção da saúde.

       Por isso existem leis, cuja implantação é obrigatória, para minimizar o risco de alimentos contaminados.

       Todos os procedimentos previstos na legislação devem ser redigidos na forma de um Manual de Boas Práticas (MBP) com os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) em anexo.   

       Deve ser elaborado especificamente para o estabelecimento, redigido por nutricionista e aprovado pelo responsável da empresa.

       O MBP e os POPs são exigidos em todas as etapas da cadeia de produção, desde a produção primária (colheita e abate no campo), passando por armazenamento, distribuidores, fornecedores, transportes e estabelecimentos alimentícios como padarias, restaurantes, lanchonetes, bufês, açougues, cozinhas industriais, indústrias de alimentos e outros.

       Os documentos devem ser uma descrição fiel da estrutura física do estabelecimento e de todas as etapas do processo de produção, por isso deve se mantido atualizado, com revisões anuais ou antes caso haja mudanças no processo da empresa, como reformas, compra de novos equipamentos, mudanças de cardápios e outros.

       Com o Manual e POPs implantados e revisados com periodicidade adequada, é preciso implantar na prática, criando plano de ação para as não conformidades encontradas com ações a serem realizadas para sanar a não conformidade. Nessa etapa iniciamos o processo de validação do manual, ou seja, colocar em prática o que está no papel e caso o que está descrito corresponder à realidade da empresa, o processo está validado (aprovado).

       As BPF e POPs são os primeiros sistemas de qualidade a serem implantados, mas antes de iniciar essa etapa, é necessário alguns pré-requisitos como: firmar com a alta direção o comprometimento da mesma em implantar os sistemas de qualidade, realizar reuniões com os funcionários para levantar dados necessários para elaboração dos documentos, criar as fichas de responsabilidades e atribuições dos funcionários, adequar o quadro de pessoal caso haja necessidade de novos colaboradores, elaborar as fichas técnicas dos produtos, elaborar o Plano de Higienização, o Plano de Recolhimento, organizar o fluxo de matérias primas, produtos acabados, pessoas e resíduos e por fim implantar o Programa 5S.

        Enfim, os programas são interligados e toda não conformidade encontrada afeta toda a qualidade na empresa.

         Elaboro todos os documentos e presto consultoria para sua implantação, revisão e validação.

         Entre em contato sem compromisso e conheça melhor os serviços prestados. Será um prazer atendê-lo! Whatsapp: 28999869779 - Email: contato.daninutry@gmail.com - Direct do Instagram @nutridanilopes

 

Danielle Lopes Ferreira

Nutricionista

07/08/2022

@nutridanilopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade