Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores

 

          Todos os tópicos obrigatórios nas Boas Práticas de Fabricação são importantes e um complementa o outro. Mas a base para o sucesso de qualquer sistema de qualidade é sempre realizar treinamentos e capacitações periódicas e contínuas com os colaboradores.

         Os Procedimentos Operacionais Padronizados, que estabelecem de forma sequencial como deve ser realizada as tarefas dentro da empresa são elaborados para que fiquem à disposição dos funcionários que irão executá-los. Mas ainda não é uma prática habitual encontrar os manipuladores treinados e com acesso aos POPs.

        Dentro da organização, o líder em conjunto com a equipe ou consultor de qualidade, tem a função de treinar os profissionais na execução dos POPs e depois monitorar se estão cumprindo os procedimentos, corrigir quando detectar alguma não conformidade e seguir assim o processo contínuo de treinar periodicamente. Todo treinamento deve ser baseado em padronização, independente do setor que atuam.

        A falta de acompanhamento de procedimentos existentes está relacionada à falta de treinamento contínuo e irrestrito dos colaboradores e de registros desses treinamentos, que fazem parte da capacitação continuada dentro do estabelecimento.

       A capacitação continuada, além de treinamento nos Procedimentos Operacionais e nos requisitos das Boas Práticas, engloba reuniões com periodicidade pré-definida (mensal, bimestral) onde são repassadas todas as atividades realizadas e caso haja não conformidades, que as mesmas sejam sanadas.

        Mas de modo geral, o que impacta no sucesso de realização das atividades pelos empregados é o envolvimento direto do líder. Este deve estar ciente e presente em todas as etapas do processo de qualidade. Precisa entender perfeitamente a sua importância para que os POPs sejam cumpridos, estando em contato com a realidade do dia a dia dos seus funcionários e dando bons exemplos.

      Sob o aspecto de gestão, a alta administração deve estar envolvida diretamente nas questões administrativas e de operações de produção, o que se torna uma vantagem para a tomada de decisões

      As comunicações referentes à mudanças nos processos, alterações de demandas, tomadas de ações corretivas, entre outras devem ser realizadas diretamente junto com os colaboradores envolvidos e têm resultado imediato. Entretanto, não devem ser esquecido a formalização por meio de documentos e de treinamentos para que os colaboradores incorporem formalmente estas comunicações.

       Isto se torna uma vantagem muito grande que a pequena empresa tem em relação à estrutura mais densa e complexa de comunicação existente nas empresas maiores.

       A empresa deve adotar ações referentes a treinamentos dos colaboradores envolvidos em todas as operações de modo permanente, contínuo e formalizado. Isto faz com que os entendimentos sobre a organização, seus princípios, os procedimentos adotados e a visão sistêmica atinjam todos os colaboradores na mesma intensidade.

        Assim, podemos implantar e manter funcionante os processos de qualidade.

                                                      COMUNICAÇÃO

                                              Instagram: @nutridanilopes

                                               Blog: nutridanilopes.blogspot.com

                                           Email: contato.daninutry@gmail.com

                                                 Danielle Lopes Ferreira

                                                       Nutricionista

                                                         21/08/2022

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade