Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores
Todos os tópicos obrigatórios nas Boas
Práticas de Fabricação são importantes e um complementa o outro. Mas a base para
o sucesso de qualquer sistema de qualidade é sempre realizar treinamentos e
capacitações periódicas e contínuas com os colaboradores.
Os Procedimentos Operacionais
Padronizados, que estabelecem de forma sequencial como deve ser realizada as
tarefas dentro da empresa são elaborados para que fiquem à disposição dos
funcionários que irão executá-los. Mas ainda não é uma prática habitual
encontrar os manipuladores treinados e com acesso aos POPs.
Dentro da organização, o líder em conjunto
com a equipe ou consultor de qualidade, tem a função de treinar os
profissionais na execução dos POPs e depois monitorar se estão cumprindo os
procedimentos, corrigir quando detectar alguma não conformidade e seguir assim
o processo contínuo de treinar periodicamente. Todo treinamento deve ser
baseado em padronização, independente do setor que atuam.
A falta de acompanhamento de
procedimentos existentes está relacionada à falta de treinamento contínuo e
irrestrito dos colaboradores e de registros desses treinamentos, que fazem
parte da capacitação continuada dentro do estabelecimento.
A capacitação continuada, além de treinamento nos Procedimentos
Operacionais e nos requisitos das Boas Práticas, engloba reuniões com
periodicidade pré-definida (mensal, bimestral) onde são repassadas todas as
atividades realizadas e caso haja não conformidades, que as mesmas sejam
sanadas.
Mas de modo geral, o que impacta
no sucesso de realização das atividades pelos empregados é o envolvimento
direto do líder. Este deve estar ciente e presente em todas as etapas do processo
de qualidade. Precisa entender perfeitamente a sua importância para que os POPs
sejam cumpridos, estando em contato com a realidade do dia a dia dos seus
funcionários e dando bons exemplos.
Sob o aspecto de gestão, a alta administração deve estar envolvida
diretamente nas questões administrativas e de operações de produção, o que se
torna uma vantagem para a tomada de decisões
As comunicações referentes à mudanças nos processos, alterações de
demandas, tomadas de ações corretivas, entre outras devem ser realizadas
diretamente junto com os colaboradores envolvidos e têm resultado imediato.
Entretanto, não devem ser esquecido a formalização por meio de documentos e de
treinamentos para que os colaboradores incorporem formalmente estas
comunicações.
Isto se torna uma vantagem muito grande que a pequena empresa tem em
relação à estrutura mais densa e complexa de comunicação existente nas empresas
maiores.
A empresa deve adotar ações
referentes a treinamentos dos colaboradores envolvidos em todas as operações de
modo permanente, contínuo e formalizado. Isto faz com que os entendimentos
sobre a organização, seus princípios, os procedimentos adotados e a visão sistêmica
atinjam todos os colaboradores na mesma intensidade.
Assim, podemos implantar e manter
funcionante os processos de qualidade.
COMUNICAÇÃO
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Danielle Lopes Ferreira
Nutricionista
21/08/2022
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