Que tipo de consumidor sua empresa possui?
No mercado de consumo, dois perfis podem ser claramente identificados
entre os consumidores: aqueles que escolhem seus produtos apenas pelo preço,
não se importando tanto com a qualidade e aqueles mais conscientes que primam
pela qualidade dos produtos que adquirem e levam para casa.
No caso do comércio de alimentos, um dos parâmetros da qualidade é o
produto não oferecer riscos de transmissão de doenças para o consumidor,
podendo estas variar desde uma ligeira indisposição gastrointestinal até
hospitalização e morte, dependendo da severidade do agente causador e da
condição física do indivíduo.
Investir
na qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor é o principal diferencial
para se livrar da indigesta concorrência.
A principal alegação dos comerciantes que ainda possuem resistência
quanto à implantação das Boas Práticas no seu estabelecimento é que a adequação
da empresa às normas e legislações sanitárias possui um custo elevado.
Na verdade, a adequação do local de produção, dos manipuladores e dos
produtos fabricados às condições aceitáveis de higiene e padronização são pré
requisitos obrigatórios para o comércio de gêneros alimentícios, visto que não
é permitido colocar no mercado, produtos e serviços que gerem risco à saúde do
consumidor.
Independente da obrigatoriedade, buscar qualidade é um investimento que
levará sua empresa a fixar-se no mercado, não sendo possível pensar só no preço
final do produto.
Claro que o consumidor procura por preços melhores, mas o cliente que
vem só por causa do preço, também vai embora por causa do preço. Ou seja, preço
baixo vai atrair apenas fregueses que se importam apenas com isso e eles vão
trocar de estabelecimento pelo centavo a menos da concorrência. É um público
sem fidelidade.
O outro lado da moeda é o cliente que paga
pela qualidade e que não engole qualquer coisa. Para eles o mais importante é a
confiança na idoneidade do produto.
Este cliente exigente, muitas vezes é visto
como chato e difícil de cativar, mas ao mesmo tempo dificilmente deixará seu
estabelecimento se estiver satisfeito com seus serviços e produtos.
É impossível ter qualidade sem pagar por ela.
Isso vale para tudo, desde carros, roupas e serviços até é claro alimento.
Qualidade tem preço. Você só poderá oferecer ao seu cliente uma dessas opções:
qualidade alta e preço condizente ou preço baixo e qualidade idem. Neste
negócio não tem mágica.
Qual o perfil do seu consumidor?
Danielle Lopes Ferreira
Nutricionista
25/07/2022
@nutridanilopes
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