Que tipo de consumidor sua empresa possui?

 

           No mercado de consumo, dois perfis podem ser claramente identificados entre os consumidores: aqueles que escolhem seus produtos apenas pelo preço, não se importando tanto com a qualidade e aqueles mais conscientes que primam pela qualidade dos produtos que adquirem e levam para casa.

          No caso do comércio de alimentos, um dos parâmetros da qualidade é o produto não oferecer riscos de transmissão de doenças para o consumidor, podendo estas variar desde uma ligeira indisposição gastrointestinal até hospitalização e morte, dependendo da severidade do agente causador e da condição física do indivíduo.

        Investir na qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor é o principal diferencial para se livrar da indigesta concorrência.

         A principal alegação dos comerciantes que ainda possuem resistência quanto à implantação das Boas Práticas no seu estabelecimento é que a adequação da empresa às normas e legislações sanitárias possui um custo elevado.

         Na verdade, a adequação do local de produção, dos manipuladores e dos produtos fabricados às condições aceitáveis de higiene e padronização são pré requisitos obrigatórios para o comércio de gêneros alimentícios, visto que não é permitido colocar no mercado, produtos e serviços que gerem risco à saúde do consumidor.

         Independente da obrigatoriedade, buscar qualidade é um investimento que levará sua empresa a fixar-se no mercado, não sendo possível pensar só no preço final do produto.

          Claro que o consumidor procura por preços melhores, mas o cliente que vem só por causa do preço, também vai embora por causa do preço. Ou seja, preço baixo vai atrair apenas fregueses que se importam apenas com isso e eles vão trocar de estabelecimento pelo centavo a menos da concorrência. É um público sem fidelidade.

O outro lado da moeda é o cliente que paga pela qualidade e que não engole qualquer coisa. Para eles o mais importante é a confiança na idoneidade do produto.

Este cliente exigente, muitas vezes é visto como chato e difícil de cativar, mas ao mesmo tempo dificilmente deixará seu estabelecimento se estiver satisfeito com seus serviços e produtos.

É impossível ter qualidade sem pagar por ela. Isso vale para tudo, desde carros, roupas e serviços até é claro alimento. Qualidade tem preço. Você só poderá oferecer ao seu cliente uma dessas opções: qualidade alta e preço condizente ou preço baixo e qualidade idem. Neste negócio não tem mágica.

Qual o perfil do seu consumidor?

Danielle Lopes Ferreira

Nutricionista

25/07/2022

@nutridanilopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade