Pequenas empresas de alimentos e as Boas Práticas: novos desafios e o papel do consultor neste cenário
As Boas Práticas de Fabricação
compreendem atividades que garantem a produção de alimentos seguros para o
consumo em toda cadeia alimentar e sua implantação no comércio de alimentos é
obrigatório.
O controle sanitário de alimentos no setor
industrial de grande porte já avançou bastante. No Segmento Mesa –
estabelecimentos que fornecem alimentos prontos direto ao consumidor final como
bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, bufês, quiosques, açougues,
etc. – e no ramo das pequenas indústrias (e das agroindústrias), ainda é
necessário um amplo trabalho de conscientização e adequação.
A implantação das Boas Práticas prevê
a avaliação do ambiente de trabalho e das pessoas envolvidas nos processos
produtivos, analisando, basicamente, os procedimentos de higiene em todas as
etapas do processo de produção até que o alimento seja consumido.
Este processo constitui-se num grande
desafio, pois a realidade da maioria dos estabelecimentos que produzem e
comercializam refeições ainda é muito adversa, principalmente sob o ponto de
vista sanitário.
Além das Boas Práticas, a implementação
de outros Sistemas de Garantia de Qualidade – como o Programa 5S, Procedimentos
Operacionais e APPCC – são procedimentos fundamentais para que as empresas
ligadas ao setor de alimentos sobrevivam nestes novos cenários competitivos
onde o sucesso depende cada vez mais da satisfação do cliente. Elas precisam
estar atentas para esse novo aspecto, revendo continuamente seus processos e
inovando sua gestão.
É preciso mobilizar os recursos humanos
envolvidos neste processo, para que participem do processo de mudança. Não por
exigência da fiscalização ou por possibilidade de receber infrações, mas por
ética profissional e consideração à saúde do consumidor.
As Boas Práticas promovem um nível de
segurança do alimento para consumidores e empresários, pois minimizam o risco
de ocorrência de surtos alimentares e outros perigos. Isto faz com que o
cliente tenha confiança em determinado estabelecimento no consumo de alimento.
Os consumidores, o mercado interno e externo e a legislação estão cada vez mais
exigentes.
Um profissional que desponta com papel
fundamental neste momento de mudanças é o consultor na área de alimentos.
Enquanto as grandes empresas mantêm em seu quadro de pessoal profissionais
específicos para implantação dos sistemas de qualidade exigidos por lei, os
pequenos proprietários podem optar pelo trabalho de consultoria terceirizada,
que tem por objetivo auxiliar as empresas determinadas a rever sua lógica de
gestão de forma a atender as determinações legais e outras que garantam a
segurança no consumo dos alimentos produzidos e assim oferecer produtos e
serviços seguros ao consumidor.
Danielle Lopes Ferreira
Nutricionista
27/07/2022
@nutridanilopes
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