Lojas de Produtos Naturais com Venda à Granel: um crescimento acelerado!

 

         O comércio de produtos naturais a granel vive em franca expansão e vem conquistando clientes e lojistas em todo o Brasil. Possui um modelo econômico e sustentável que caiu no gosto do consumidor.

       Não há uma legislação específica que rege esse tipo de empreendimento, mas podemos considerar alguns pontos da legislação sanitária para alimentos e normas do Instituto de Pesos e Medidas por exemplo.

        Pisos antiderrapantes, paredes e tetos lisos sem rachaduras ou bolores e tudo de material higienizável. Dê preferência para cores claras que passam a sensação de limpeza. A iluminação deve ser protegida contra quebras e ser clara o suficiente para que o cliente consiga observar as características do produto.

        Os alimentos precisam ser protegidos da incidência de raios solares e organizados de forma a garantir a ventilação, higienização e circulação de pessoas.

         Os produtos devem ser acondicionados em potes transparentes constituídos de material atóxico, que fiquem hermeticamente vedados para evitar a entrada de ar e a contaminação por microrganismos.

        A identificação correta dos produtos também é essencial. É necessário transcrever dos rótulos originais a denominação de venda, marca, data de fabricação, lote, data de validade informações sobre alergênicos quando houver (lembrando que quando você abre a embalagem para colocar nos potes para venda a data de validade muda). E nada de colocar um produto mais novo em cima do antigo! Deixar terminar determinado lote, higienizar o recipiente e só depois colocar outro lote.

         Nos depósitos, os produtos também devem estar em locais ventilados, longe da incidência da luz solar, dispostos em estrados ou prateleiras em sua embalagem fechada. Embalagens abertas e não usadas no total necessitam ser imediatamente identificadas com data de abertura e validade após aberta, e serem fechadas adequadamente.

        Em relação aos manipuladores/vendedores observar o básico: nada de falar, rir, tossir ou espirrar em cima do alimento exposto. Não usar barba, bigode, unhas pintadas, maquiagem. Usar um uniforme adequado e protetor capilar. Higienizar as mãos após cada atendimento.

        Os produtos a granel devem ser, obrigatoriamente, pesados no momento da compra e sempre à vista do consumidor. Lembre-se de descontar o peso também da embalagem. As balanças precisam conter o selo de verificação do INMETRO, instaladas em plataforma sólida e nivelada.

     É legal contratar os serviços de uma consultoria nutricional e sanitária que além de orientar sobre todos os procedimentos obrigatórios e também sugeridos, pode elaborar o Manual de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais e o Regulamento Interno, realizar o treinamento de funcionários, elaborar normas para prevenção da contaminação cruzada e outras coisas bacanas que agregam valor e diferencial ao estabelecimento como panfletos com dicas de uso, receitas e benefícios de cada produto, disponibilidade de um email tipo falecomanutri para que os clientes possa ter acesso direto à nutricionista e tirar suas dúvidas, estreitando a relação com a loja, entre inúmeros outros serviços.

      Entre em contato e conheça as novidades sem compromisso. Será um prazer atendê-lo!!

 

Danielle Lopes Ferreira

Nutricionista

20 /07/2022

@nutridanilopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade