Custos com a falta de qualidade e retornos com investimento em qualidade

             A gestão da qualidade é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam se destacar dos concorrentes, melhorar a lucratividade e a reputação.

          Já ouvi muitas vezes argumentos de clientes que diziam que as Boas Práticas, POPs e outros documentos eram desnecessários e que só queriam fazer o básico para não serem multados ou resolver as não conformidades descritas em notificações e autos de infração por exemplo.

        O que sempre explico para clientes com esses argumentos, é que a concepção deles a respeito da implantação da qualidade está equivocada.

       Em primeiro lugar, são investimentos que terão retorno, enquanto problemas com a falta de qualidade geram prejuízos reais como retrabalho, desperdício de matérias-primas, prejuízo da imagem da empresa, insatisfação e perda de clientes que além de gerar uma contrapropaganda (conta para todo mundo), podem escrever avaliações ruins em aplicativos ou sites. Também em casos mais graves instaurar um processo na vara civil ou criminal, que eventualmente vão ganhar.

        A implantação de sistemas de qualidade gera um investimento inicial, pois é preciso arrumar a estrutura física, comprar maquinários novos se for necessário, treinar manipuladores, implantar planilhas de controle e outras mudanças. Tudo isso vai dar condições para que se produza ou ofereça um resultado com qualidade.

       A contratação de um consultor de alimentos também é um investimento. É ele que estará na empresa garantindo que as boas práticas sejam cumpridas, monitorando os procedimentos, fichas técnicas, procedimentos operacionais, treinamento de manipuladores e muito mais ações que se fazem necessárias para a produção de um alimento com qualidade.

       Em muitos pontos não será necessário nenhum investimento. Só mudanças no comportamento, qualificação de fornecedores, organização da documentação da empresa. Na maior parte do processo serão mudanças comportamentais.

      O principal passo para uma gestão de qualidade eficiente é evitar que defeitos ocorram. Os custos da qualidade com prevenção são os que trazem melhor retorno, pois evitam o desperdício de produtos e de mão de obra.

     Qual o seu foco? Ter prejuízos com a não qualidade ou investir em qualidade e fabricar produtos que geram a satisfação do cliente, credibilidade ao estabelecimento e eliminação de desperdícios?

Danielle Lopes Ferreira

Nutricionista

22/07/2022

@nutridanilopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade