Custos com a falta de qualidade e retornos com investimento em qualidade
A gestão da qualidade é uma
ferramenta essencial para as empresas que desejam se destacar dos concorrentes,
melhorar a lucratividade e a reputação.
Já ouvi muitas vezes argumentos de
clientes que diziam que as Boas Práticas, POPs e outros documentos eram
desnecessários e que só queriam fazer o básico para não serem multados ou
resolver as não conformidades descritas em notificações e autos de infração por
exemplo.
O que sempre explico para clientes com
esses argumentos, é que a concepção deles a respeito da implantação da
qualidade está equivocada.
Em primeiro lugar, são investimentos que terão retorno, enquanto
problemas com a falta de qualidade geram prejuízos reais como retrabalho,
desperdício de matérias-primas, prejuízo da imagem da empresa, insatisfação e
perda de clientes que além de gerar uma contrapropaganda (conta para todo
mundo), podem escrever avaliações ruins em aplicativos ou sites. Também em
casos mais graves instaurar um processo na vara civil ou criminal, que
eventualmente vão ganhar.
A implantação de sistemas de qualidade
gera um investimento inicial, pois é preciso arrumar a estrutura física,
comprar maquinários novos se for necessário, treinar manipuladores, implantar
planilhas de controle e outras mudanças. Tudo isso vai dar condições para que
se produza ou ofereça um resultado com qualidade.
A contratação de um consultor de alimentos também é um investimento. É
ele que estará na empresa garantindo que as boas práticas sejam cumpridas,
monitorando os procedimentos, fichas técnicas, procedimentos operacionais, treinamento
de manipuladores e muito mais ações que se fazem necessárias para a produção de
um alimento com qualidade.
Em muitos pontos não será necessário nenhum investimento. Só mudanças no
comportamento, qualificação de fornecedores, organização da documentação da
empresa. Na maior parte do processo serão mudanças comportamentais.
O principal passo para uma gestão de qualidade eficiente é evitar que
defeitos ocorram. Os custos da qualidade com prevenção são os que trazem melhor retorno, pois evitam o desperdício de produtos e de mão de obra.
Qual o seu foco? Ter prejuízos com a não qualidade ou investir em
qualidade e fabricar produtos que geram a satisfação do cliente, credibilidade
ao estabelecimento e eliminação de desperdícios?
Danielle Lopes Ferreira
Nutricionista
22/07/2022
@nutridanilopes
Comentários
Postar um comentário