Controle de estoque em empresas de alimentos

 

          Uma grande parte do desperdício e consequentemente do prejuízo que ocorre dentro de uma empresa de alimentos que não possui sistemas de qualidade e controles adequados implantados, estão relacionados à perda de mercadorias por produtos vencidos ou que se tornam impróprios para consumo devido a uma gestão errada de compra e armazenamento.

          Em primeiro lugar é importante avaliar na hora de realizar a aquisição se a quantidade adquirida poderá ser usada em tempo hábil, evitando a ocorrência de produtos vencidos no estoque.

         Além de adequar a política de compras, é preciso treinar os colaboradores para organizar a área de armazenamento com base no sistema PVPS (primeiro que vence primeiro que sai), evitando que um produto com validade menor fique atrás de uma matéria-prima com maior validade, fazendo com que um produto mais novo seja utilizado na frente.

         Quando falamos de alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras, o melhor controle é através do PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).

          Manter uma política de compras condizente com a capacidade do estoque, evitando que mercadorias fiquem dispostas no chão ou que a área de armazenamento fique com excessos, também faz parte dos cuidados que os gestores devem ter para controlar os produtos dentro do estabelecimento.

         A implantação de sistemas de qualidade ajuda entre outros fatores a controlar as matérias-primas e materiais adquiridos na empresa, evitando a perda financeira por gestão inadequada de estoques.

 

Danielle Lopes Ferreira

Nutricionista

09/07/2022

@nutridanilopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com qual tipo de empresário você se identifica?

Programa 5S – a base dos Sistemas de Qualidade

Envolvimento dos Líderes no Treinamento de Colaboradores