Quais são os principais argumentos dos clientes para não implantar as Boas Práticas?
O que sempre observei nesses 25 anos de experiência como consultora
sanitária e nutricional é a resistência dos clientes para implantação das Boas
Práticas. A maioria contrata a consultoria para confeccionar o Manual de Boas
Práticas e os Procedimentos Operacionais só porque a Vigilância solicitou.
E os principais argumentos que o cliente cita
como dificuldade são:
1. Implantar as Boas Práticas
custa muito caro:
Na verdade, é exatamente o contrário. As Boas
Práticas trazem lucratividade para as empresas. Quer exemplos de mudanças que não
requerem investimentos financeiros?
- Adequação do quadro de pessoal: com
as tarefas de cada colaborador definidas há diminuição das horas extras,
ociosidade, atestados de saúde e rotatividade de pessoal que custa muito caro.
Os colaboradores ficam mais satisfeitos com a organização e apresentam maior
produtividade. O desperdício com matérias-primas e produtos acabados podem
chegar a zero.
- Aumento significativo do prazo de
validade dos produtos pois uma vez que as Boas Práticas de Higiene são
implantadas junto com as BP, evita a contaminação do produto fabricado com
microorganismos que diminuem a vida de prateleira do seu produto.
- Trabalhar com qualidade – processos
padronizados - evita retrabalhos, estoque inadequado, gera padronização dos
processos, aumenta a satisfação dos clientes.
- Aumenta a reputação do estabelecimento,
que consegue fidelizar clientes que não abrem mão da qualidade e não se
importam em pagar um preço condizente com a qualidade que está comprando.
2. São muitas exigências, não vou
conseguir implantar:
Esse
argumento é comum para quem não entende as Boas Práticas. Só de pegar aquele
Manual enorme e folhear, o empresário desiste antes mesmo de buscar o que são
as Boas Práticas.
Mas apesar de as Boas Práticas serem
obrigatórias, existem etapas pré-implantação que precisam ser realizadas, como:
- Comprometimento da Alta Direção;
- Elaboração de Fichas de
Atribuições;
- Elaboração do Regimento Interno;
- Elaboração das Fichas Técnicas;
- Implantação do Programa 5S.
É preciso iniciar os passos iniciais
e ir subindo os degraus aos poucos.
Nesse cenário que apresentei acima,
você consegue perceber melhor o caminho para a qualidade.
Para realizar a
elaboração, implantação, revisão e contínuo monitoramento dos tópicos apresentados
acima (e muito outros que são necessários), contrate um consultor de alimentos.
Eu possuo 25 anos de
experiência nessa área e posso auxiliar a empresa em todos os passos.
Entre em contato sem
compromisso e conheça melhor os serviços prestados.
Será um prazer atendê-lo!
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