Quais são os principais argumentos dos clientes para não implantar as Boas Práticas?

           O que sempre observei nesses 25 anos de experiência como consultora sanitária e nutricional é a resistência dos clientes para implantação das Boas Práticas. A maioria contrata a consultoria para confeccionar o Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais só porque a Vigilância solicitou.

          E os principais argumentos que o cliente cita como dificuldade são:

1. Implantar as Boas Práticas custa muito caro:

           Na verdade, é exatamente o contrário. As Boas Práticas trazem lucratividade para as empresas. Quer exemplos de mudanças que não requerem investimentos financeiros?

- Adequação do quadro de pessoal: com as tarefas de cada colaborador definidas há diminuição das horas extras, ociosidade, atestados de saúde e rotatividade de pessoal que custa muito caro. Os colaboradores ficam mais satisfeitos com a organização e apresentam maior produtividade. O desperdício com matérias-primas e produtos acabados podem chegar a zero.

- Aumento significativo do prazo de validade dos produtos pois uma vez que as Boas Práticas de Higiene são implantadas junto com as BP, evita a contaminação do produto fabricado com microorganismos que diminuem a vida de prateleira do seu produto.

- Trabalhar com qualidade – processos padronizados - evita retrabalhos, estoque inadequado, gera padronização dos processos, aumenta a satisfação dos clientes.

- Aumenta a reputação do estabelecimento, que consegue fidelizar clientes que não abrem mão da qualidade e não se importam em pagar um preço condizente com a qualidade que está comprando.

2. São muitas exigências, não vou conseguir implantar:

         Esse argumento é comum para quem não entende as Boas Práticas. Só de pegar aquele Manual enorme e folhear, o empresário desiste antes mesmo de buscar o que são as Boas Práticas.

         Mas apesar de as Boas Práticas serem obrigatórias, existem etapas pré-implantação que precisam ser realizadas, como:

- Comprometimento da Alta Direção;

- Elaboração de Fichas de Atribuições;

- Elaboração do Regimento Interno;

- Elaboração das Fichas Técnicas;

- Implantação do Programa 5S.

É preciso iniciar os passos iniciais e ir subindo os degraus aos poucos.

Nesse cenário que apresentei acima, você consegue perceber melhor o caminho para a qualidade.

Para realizar a elaboração, implantação, revisão e contínuo monitoramento dos tópicos apresentados acima (e muito outros que são necessários), contrate um consultor de alimentos.

Eu possuo 25 anos de experiência nessa área e posso auxiliar a empresa em todos os passos.

Entre em contato sem compromisso e conheça melhor os serviços prestados.

Será um prazer atendê-lo!

Canais de Comunicação:

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                                                                   @nutridanilopes

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